19/10/2015 
35


Nova equipe da SE é apresentada aos diretores escolares e aos funcionários

Na manhã desta segunda-feira, 19, a secretária de Educação recentemente empossada, Denise Vieira Franco, apresentou sua nova equipe aos diretores escolares e aos funcionários da Secretaria de Educação (SE). Os novos chefes de departamento e a subsecretária de Articulação das Políticas Educacionais, juntamente com a titular da pasta, apresentaram-se aos gestores das unidades escolares, que participam do Curso de Formação de Diretores, no Centro de Formação do Professor (CFP), e também aos servidores da secretaria. “Aceitei este desafio na busca de construir uma melhor escola para todos. Não assumi sozinha. Assumi pensando nos diretores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal, na equipe da SE, nos novos e antigos funcionários e nossos alunos. Vamos dar continuidade ao que estava em andamento e realizar um trabalho digno, com respeito a todos os que já passaram por aqui”, afirmou Denise, junto aos diretores. Agradecendo a receptividade, a nova secretária de Educação percorreu todas as salas da SE, destacando que conta com a ajuda, o empenho e a parceria de todos: “Estamos aqui para somar e aperfeiçoar o trabalho realizado nesta rede tão grande. Acreditamos que podemos plantar boas sementes e fazer o nosso melhor, como todos aqui já fazem”, declarou Denise. *Informações com a Assessoria de Comunicação da SE, pelo telefone 3690-8497.


Postado em: 35 @ 18:00 hs                                                              Compartilhe esta notícia

 19/10/2015 
35


Ciclo de palestras sobre docência e experiência estética tem inscrições abertas

A Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está recebendo inscrições para o “6º Ciclo de Palestras: Docência e Experiência Estética”, que acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de novembro, no Centro de Formação do Professor (CFP). A iniciativa busca aperfeiçoar os professores para o ensino no campo literário e artístico, refletindo na melhoria da prática pedagógica em sala de aula. O evento integra a programação da “11ª Mostra do Professor Também faz Arte”, que terá sua abertura na quinta-feira, 22. Os eventos estão sendo organizados pelo Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF), por meio da Supervisão de Projetos de Artes, Cultura e Cidadania da SE. Os interessados em participar do ciclo de palestras podem efetuar sua inscrição através do link. A abertura acontecerá no dia 3, às 18h30, e contará com a apresentação de dança, “A Cara do Brasil”, do Espaço Arte Cultural “Pires Basílio”, seguida da palestra “Ecossistema Artístico e Experiência Estética: Prática Artística e Metodologia de Pesquisa”, com a professora doutora Lucia Gouvêa Pimentel, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No dia 4 haverá a performance “Se Bicho eu Pudesse ser”, do grupo Caravana das Histórias, formado por professores da rede municipal de ensino, com direção de Cristiano Fernandes. Em seguida, a palestra “Educação Musical: Para a Música ou Para a Vida?”, com a professora doutora Maria Cecília Cavaliere, da MUS Produção e Consultoria em Educação Musical. No dia 5, os participantes do ciclo terão a apresentação do Grupo Cantoria, formado por servidores da SE, com direção de Fabrícia Valle. O encerramento será com palestra da professora mestre Cláudia Carvalho Gaspar Cimino, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Todas as apresentações acontecerão às 18h30, no CPF, na Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro. O objetivo das articulações da docência e da experiência estética com a arte que serão destacadas nas palestras é reforçar o professor como mediador nos processos de inserção e de apropriação artístico-cultural por parte de seus alunos, estimulando assim a reflexão sobre a arte como uma área do conhecimento que é indispensável à formação humana. *Informações com a Assessoria da Secretaria de Educação, pelo telefone 3690-8497.


Postado em: 35 @ 16:15 hs                                                              Compartilhe esta notícia

 16/10/2015 
35


“Cultura africana e afro-brasileira” - Projeto da rede municipal é premiado e reconhecido nacionalmente

Na noite dessa quinta-feira, 15, a professora da rede municipal de ensino, Valquíria Matos, recebeu a premiação referente a projeto de sua autoria, desenvolvido na Escola Municipal Bonfim, localizada no Bairu. Em solenidade festiva realizada no Sesc Belenzinho, em São Paulo, pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, a educadora foi contemplada na sétima edição do 7º Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero, com o projeto “Cultura africana e afro-brasileira: construindo uma prática afirmativa da identidade étnica das crianças na Educação Infantil”. Realizado durante o ano letivo de 2013, o projeto buscou construir uma prática pedagógica que proporcionasse a afirmação da identidade étnica das crianças na educação infantil, desconstruindo preconceitos e estereótipos relacionados à cultura africana e afro-brasileira. Cerca de 50 alunos de duas turmas do segundo período foram envolvidos nas ações desenvolvidas pela professora. As atividades começaram com a chegada dos utensílios adquiridos com os recursos do Fundo de Apoio à Pesquisa na Educação Básica (Fapeb), oferecido pela Secretaria de Educação (SE) para o financiamento de projetos pedagógicos e educacionais. Foram trabalhados dois eixos de estudo: África e as literaturas africanas e afro-brasileiras como contextos para ações afirmativas da identidade étnica das crianças na educação infantil. Além das atividades que aconteceram em sala de aula, a comunidade também contribuiu com o trabalho. A oficina de bonecas Abayomi, que contou com a participação de pais, avós, tios, irmãos e demais familiares, foi uma das iniciativas do projeto. Com a junção de retalhos de tecidos coloridos e uma tesoura, os participantes receberam instruções sobre como criar uma boneca Abayomi, palavra da língua yorubá, que significa Abay = encontro, e omi = precioso. 7º Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero Nesta edição, o prêmio reuniu mais de 600 inscritos, e a profissional é uma das premiadas na categoria “Professor do Processo Universal”. “Estou muito satisfeita de ter chegado até aqui. Ser premiada é um reconhecimento profissional e também pessoal que todo professor almeja. É também uma forma de desconstruir o preconceito em relação aos professores de escolas públicas, pois também somos comprometidos com a educação”, afirmou Valquíria. O 7º Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero tem como objetivo identificar, apoiar e difundir boas práticas pedagógicas e de gestão escolar, comprometidas com o reconhecimento, a valorização e promoção da diversidade étnico-racial e de gênero. *Informações com a Assessoria de Comunicação da SE, pelo telefone 3690-8497.


Postado em: 35 @ 17:43 hs                                                              Compartilhe esta notícia

 16/10/2015 
35


Profissionais da educação iniciam formação em informática na segunda-feira

Na segunda-feira, 19, terão início os cursos de informática oferecidos aos professores que atuam nas escolas municipais e nas creches públicas e conveniadas da cidade. A iniciativa da Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do Núcleo Tecnológico Municipal, busca a inclusão digital de toda a rede de ensino e integra as ações de formação do núcleo. Os cursos serão realizados, em sua maioria, a distância, através da plataforma “Moodle”. O único oferecido na modalidade presencial será o “Introdução à Educação Digital”, que contará com uma palestra de abertura, da professora Ana Carolina Mattos, que possui experiência na área da tecnologia e desenvolve novas práticas pedagógicas a partir destes recursos. Em sua apresentação, ela abordará o tema “Potências das Tecnologias Digitais no Contemporâneo: Computação em Nuvem e os Recursos Educacionais”. O curso “Introdução à Educação Digital” busca a criação de estratégias de aprendizagem e o uso de ferramentas tecnológicas para atuação no contexto escolar. A ação já está em sua segunda edição e contou com grande procura por parte dos profissionais da educação, que já efetuaram inscrição nas formações. A palestra acontece às 14 horas, no Centro de Formação do Professor, na Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro. * Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone: 3690-8497.


Postado em: 35 @ 16:47 hs                                                              Compartilhe esta notícia